www.aeel.org.br home | fale conosco
 

Estatuto
Ficha de Inscrição
Informes AEEL
Informes Unergia
Acordos
Normas Eletrobras ACT
Você!
Saúde e Vida
Eventos
Galeria de Imagens
Jogos
Processos Judiciais
Sistema Eletrobrás
Eletros
Link's Úteis
Balanço
Fale com a Aeel


 

ÁREA RESTRITA

Para ter acesso ao sistema preencha os campos baixo:





 

 

Esqueci a senha

 


Redes elétricas inteligentes podem recompor falhas no sistema em até um minuto

A adoção do Smart Grid ou rede elétrica inteligente na Eletrobras Eletronorte vem reduzindo os custos de projetos com a eliminação de cabos, diminuição de reles auxiliares e conexões físicas. Só na Usina Hidrelétrica Tucuruí foram retirados cinco toneladas de cabos elétricos. Smart Grid é a aplicação de tecnologia da informação para o Sistema Elétrico de Potência – SEP, integrada aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada. A Empresa adota a tecnologia desde 1998 e começou com o projeto Retrofit para a modernização dos sistemas de supervisão, proteção, controle, medição e telecomunicações para as subestações de energia elétrica.

A Smart Grid envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversos dispositivos e a automação dos ativos. Os sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede, tais como tensão e corrente. A partir daí, os sensores analisam as informações para determinar o que é significativo, por exemplo, se está com tensão alta ou muito baixa.

Antes da aplicação da tecnologia na Eletrobras Eletronorte, a operação do sistema elétrico realizava o monitoramento e controle por meio de comunicação via telefone para que as informações fossem trocadas com o objetivo de normalizar o sistema elétrico sob falha. Com a aplicação da tecnologia, o monitoramento e controle é realizado de forma remota tornando as ações realizadas em tempo real.
  Fonte: http://www.infoenergia.com.br/
  Data de Publicação: 06/08/2014
 
 

Associação dos Empregados da Eletrobras - Telefone /fax: (21) 3553-3501 / (21) 3553-3502
Copyright 2024 - Todos os direitos reservados a AEEL

Desenvolvido por AMANDY SOFTWARE